quinta-feira, 1 de maio de 2014

Passo a passo: fazendo um arco de pinwheels pra decor do casamento



Eis que do aquém do além, surge quem?? Não, não é a Prill!! E sim sua assistente (diga-se de passagem, super competente) Gabi Domingues!  Vocês devem me conhece de Em um casamento vintage num domingo de manhã e de A noiva que casou no Zéfiro com vestido blush ;)

Amei tanto criar o meu casamento que agora meto a mão na massa para as outras noivas também :) Nessa postagem vou falar sobre a minha experiência montando um projeto DIY que foi usado num dos casamentos Vou Casar & Panz.
A rosette, roseta, pinwheell ou flor de leque é, basicamente, aquele leque  que a gente aprende a fazer na escola em dias de muito calor; a diferença é que a roseta faz uma volta de 360º.


É super fácil de fazer! - ou super tranquilo de comprar por aí, no caso da falta de tempo, saco ou de habilidade manual. Você encontra em lojas virtuais como >>essa aqui<< e >>essa aqui<<

Você vai precisar de alguns materiais

 A gente pode fazer as rosettes usando  papel crepom, papel colorido comum (Chamequinho e assemelhados), doiles (toalhas rendadas em papel - lindoo), papel de seda ou qualquer outro papel de gramatura até 180g. A escolha das cores vai de acordo com o seu projeto de decoração: vale usar tonalidades diferentes de uma mesma cor ou usar as cores complementares da sua paleta. Estampas também são super bem-vindas cuidado na hora de misturá-las entre si hein!Atenção às instruções:


  • Com uma folha (de papel crepom), você faz dois leques grandes de 48cm de diâmetro, mas pode liberar a criatividade e usar diferentes tamanhos quando você sentir mais segurança no negócio. Assim é legal que você varia o seu backdrop.
  • Abra a folha crepom e corte-a ao meio
  • Vá dobrando em linhas paralelas de 1 ou 2 dedos de largura,  como sanfona, até formar um leque
  • Dobre por toda a extensão de 1m do papel (para um tamanho maior), formando um leque
  • Dobre o leque ao meio e grampeie, assim não perderemos a marcação do centro.
  • Você pode cortar as pontas para arredondá-las, se quiser. Isso deixa com um acabamento bacana, mais clean.
  • Abra-o e grampeie unindo as laterais e formando a flor de leque.

pinwheel - leque de papel crepom - monta encanta07.jpgpinwheel - leque de papel crepom - monta encanta08.jpg
Fonte: Monta Encanta  


Um liiindo backdrop para todos encantar


Primeiro, vamos conhecer (e suspirar por) algumas estruturas feitas em Rosettes. Um backdrop dessas lindezas pode ser utilizado pra compor diferentes ambientes da celebração: fica bacana num photobooth, como fundo da cerimônia (em forma de arco ou como um painel pendurado) ou como fundo para a mesa de bolo. Eles vão bem bem tanto em ambientes internos quanto externos.
São várias possibilidades para esse objeto cenográfico super versátil. Você pode conferir aqui em baixo alguns usos do paper wheel (sim, quero todos pra mim!)


Screen+shot+2012-11-15+at+9.15.46+AM.jpg 
 052L-0275.jpg
3-Pinwheels.jpg

abeautifulmesswedding9_thumb.jpg

Partiu montar o arco!

Na hora que criar o arco eu me fodi  eu me deparei com vários dramas! Foi só partindo pra ação, montando e instalando o bichinho, que consegui aprender realmente como se faz uma estrutura dessas. Não consegui pesquisar antes porque estava numa loucura absurda de obra aqui em casa, sem internet e sem condições mínimas para viver mas, com a ajuda do maridão e minhas habilidades manuais Macgyver, o arco saiu e ficou show!   
Antes de sonhar com um backdrop incrível, a gente precisa ter as medidas exatas para elaborar a estrutura ideal pra cada ocasião e espaço. Com as dimensões definidas, é hora de montar a base do arco. A base (o fundo) do nosso arco foi feito com papel paraná de 300g (usei 2 folhas) + cola Cascorez (eu usei a Cascorez pq era a única disponível mas, eu sugiro a cola quente que fixa super rápido ou cola de contato tipo Brascoplasti que segura tudo e qualquer coisa). Uma tesoura grande é melhor que um estilete, nesse caso, porque serão cortes em curvas e a não ser que você seja ninja das lâminas, a tesoura grande vai ajudar a sua vida. Nota vergonhosa - estava sem minhas tesouras grandes e tive que usar aquela pequena de escola para cortar o papel paraná, resultado: uma queimadura de papel na mão (nunca tive isso e nunca achei que fosse possível! rsrsrs)


O passo a passo da brincadeira fica assim:


  • Em um espaço grande - pode ser no seu quintal, no quarto ou você pode me imitar usando a sala de casa em obra hehehe - esquematize a estrutura nas reais dimensões que ela terá no final e marque o desenho no chão com fita crepe ou giz. Nosso arco teve 2m de altura por 1,5m de largura. 

bastidores1.jpg


  • Corte o papel paraná no tamanho e formato que ficou decidido no chão (eu cortei um arco com 20cm de largura)
  • Recorte o papel paraná em tiras de 20 cm. No caso desse arco foram usadas 5 peças sendo 4 tiras retas que foram as laterais e o “teto”, uma tira arredondada que juntou as duas “colunas” de tiras (quase um U de cabeça para baixo) 

  • Coloque as tiras sobre a fita crepe e dá uma conferida pra ver se serão necessárias adaptações nas curvaturas ou nos tamanhos
  • Coloque as rosetes em cima do papel, mas sem colar ainda gente!!! Só para saber se estão em quantidades necessárias. Crie  a composição do seu arco.
bastidores4.jpgbastidores6.jpg

  • Comece a colar uma por uma as rosettes e deixe secar por 2 h em caso de cola cascorez (cola quente seca na hora!!!) 
  • Nomeie cada parte (atrás) para ajudar na hora da instalação: base 1, base 2, meio 1, teto e etc.  

bastidores3.jpg

 bastidores2.jpg

 Finalmente a instalação

Eu criei com o maridão uns ganchos de arame e colei atrás de cada peça, na hora da montagem acabei nem usando porque o backdrop foi usado num muro cheio de heras e amarramos com fita de juta nos galhos (ficou super preso), mas a ideia do gancho é válida pra outros tipos de parede então fik dik.  
bastidores5.jpg

No final, umas 5 pessoas ajudaram na execução, montagem e críticas. O tempo total que levei para construir de forma confortável, relax e sem pressa foi de um dia. No outro dia consegui levar tudo andando em uma sacola grande. A montagem demorou pela adaptação para o ambiente, mas no final, cantei, chorei...amei! <3 Hoje faria de acordo com o que aconselhei aqui, foi uma loucura montar e conseguir executar esse arco! Então o sofrimento e a insegurança fazem parte...

Dica master: conheça antes o local onde seu arco vai ficar - saiba saber onde ele vai ficar e avalie as condições do espaço pra não ter erro na hora da montagem. Ah sim! Para o casamento onde criamos o arco, a noiva optou por comprar as rosettes no Etsy e depois, percebendo que a quantidade que tínhamos ainda deixava o espaço meio vazio, precisamos dobrar algumas na hora OU SEJA: leve papel extra! 




Um comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...