quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Eu sou neguinha! (pras noivas pretinhas de todas as cores e sambas)

Agora que já casei, o que resta é falar do casamento dos outros.
Felizmente, tenho estado cercada de noivas das mais altas estirpes, donas das ideias mais mirabolantes e mais deliciosas. Uma dessas senhoras é a Arajany, uma preta linda, cheia de presença que conheci esses dias durante uma reunião no Arco do Telles em que "será que a gente pode pedir uma cerveja?" ao que tive de responder com outra pergunta: sim ou com certeza??
A gente sentou e ela foi me contando das milhares de ideias que tem tido pro seu casamento que vai ser APENAS EM ABRIL, APENAS AMANHÃ. Vai ser uma coisa informal, cheia de cata-ventos, alegria, comida e samba, saí anotando tudo. Fui pra casa. Desde então fiquei pensando, junto com as imagens de referência que ela me mandou, em que coisa mais Brasil, mais Bahia, mais Tropicália um casamento com noiva neguinha do cabelão...

Cês sabem, essa coisa de neguinha não tem nada a ver com a cor, ser neguinha é um estado de espírito, é uma vontade incontrolável de colocar uma flor na cabeça e dançar Clara Nunes + Beyonce, mas, se o caso é de uma uma noiva pretinha na cor, temos de pensar no que fazer... Porque só há pouco tempo o mercado (de casamento e de beleza) caiu em si e percebeu que não somos nórdicas, que são necessárias opções de maquiagem e de cor. Graças aos céus e à globalização, essa coisa toda tem se expandido e hoje a gente já pode ser preta e abusar como quiser das cores, das texturas, das formas e dos estilos.

Pra ilustrar essas possibilidades, gosto muito de pensar na forma como a Rihanna usa sem dó e sem conservadorismo as maquiagens. Ela não quer nem saber se é cor de laranja, se é color block, se é nude; ela vai lá e usa. A ousadia dessa senhora, idependente de sua música, é louvável e nos serve de inpiração. Na hora de ser noiva e de ser negra, a maquiagem pode ser o que você quiser, coração.

paleta rihanna

Nos cabelos é a mesma coisa. As negras tão podendo tudo, tá dando pra alisar, pra trançar, pra aplicar e pra deixar rolar o black power. Na verdade, se você é neguinha ruiva ou neguinha loira, não importa! Pode vir, pode carnavalizar.


Agora, e os vestidos?? Gente, pra você que está afim de casar toda fresquinha, toda leveza, nada melhor que um vestido que te possibilite a mobilidade. Isso significa que não vale a pena pôr uma cauda imensa se depois você não vai conseguir dançar, beber e transitar. Também não me parece sensato alugar um vestido espalhafatoso e caro quando você está programando pôr os pés na areia, nos paralelepípedos de Ouro Preto, se acabar, suar, se agarra no seu homem. Se for um tomara que caia, procure ajustá-lo bem ao comprimento busto. Se não estiver certa da firmeza, use uma alça, use duas alças, manga, por fim, curta o momento. Também são legais os vestidos que vão até a altura do joelho (os gringos chamam de tea length).

Pra texturas, quem curte samba-de-roda e noites de batuque na Lapa sabe bem: rendas europeias ou com uma pegada nordestina, saia rodada e motivos florais são a essência da tradição, muito pautada nas peças que as africanas e crioulas dos oitocentos e começo do século XX criavam pra se enfeitar (aliás, deem uma olhada nesse catálogo da exposição que rolou uns tempos atrás na Casa França-Brasil sobre a moda do século XIX e corram pra página 10). Tecidos que resultem em caimento fluido!

claire pettibone é a master fonte de inspiração pras morenas (clica aí na imagem de baixo)
Pra quem quer mais informações e mais inspirações (principalmente!) uma coisa boa é buscar no Google por "bohemian wedding" + "bohemian dress" + "destination wedding". Também dá pra tentar "afroamerican bride", mas aí vocês vão descobrir que olha.. preconceito inda tá aí bonito estapeando a cara da gente. Muito pouca coisa, meninas! MAS SEM DESÂNIMO. É produzindo material que a gente reverte isso aí e disponibiliza em português mais informações úteis pras noivas pretinhas multicoloridas deste brasiu.

--
as imagens são de lugares diversos. a maioria está apontando pros seus lugares de origem mesmo. A imagem de abertura da postagem é da Série Re-Debret, de Lucas Bori.
A noiva Arajany autorizou toda a fofoca exposta. porque ela é uma linda :]

2 comentários:

Arajany disse...

Priiiiiil, amei demais! E adorei a cara nude da Rihanna! E os vestidos...huuuummmm* Obrigada por fazer parte disso tudo! ♥

Taís disse...

Prill,

Casei em novembro, depois de revirar este blog inteiro, e foi lindo, BRASIL! Como você mesma diz. Queria compartilhar com você, porque, com certeza, neguinha, cê tava lá!
http://www.lifelines.com.br/pub.asp?pub=casamentos,tais,marcelo,busca,vida,salvador,bahia

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...