segunda-feira, 8 de julho de 2013

Costureira? Aluguel? Estilista? Dicas pra te ajudar a escolher a melhor forma de adquirir o vestido dos sonhos

A belíssima Roberta Uitinga alugou um vestido Tutti Sposa que era tomara que caia, mas pôde ser personalizado com essas manguinhas de renda cheias de bossa-nova
 Em maio, durante aquele fervo que sempre rola por conta do "mês das noivas", recebi da Livia Jácome (@livola), que é blogueira e redatora do site Pure Trend, a tarefa de responder algumas perguntas sobre a escolha do vestido de noiva. As perguntas chegaram. Eram curtinhas, uhuuu vou tirar de letra! Só vi o balaio de gato em que eu tinha me metido ao começar a pensar nas respostas. Espero que ela não tenha ficado muito cansada de me ler porque só mesmo gastando o latim pra gente tentar dar conta desse assunto tão complexo e que, sem nenhum exagero, tira noites e mais noites de sono das mocinhas noivas all around world. 

Você confere aqui embaixo a entrevista na íntegra, mas não deixa de visitar o Pure Trend pra ficar sempre ligadinha em tudo que rola por aí de inspirador, embelezador e fashionista! 

Ah! E se a senhora estiver perdida, girando girando prum lado, girando girando pro outro em busca do seu vestido, mas não sabe por onde começar, clica aqui pra conhecer a Consultoria de Escolha do Vestido VC&P >> http://bit.ly/voucasarepanz_arte-estilo

Quais são as dicas que vc dá pra noivas que têm duvidas na hora de escolher o vestido?
Muito dificilmente uma mulher ao ficar noiva já sabe de cara que vestido quer usar no dia do seu casamento. Algumas noivas têm em mente este ou aquele modelo, mas a tortura da dúvida pode bater forte, mesmo quando a noiva é uma mulher prática e resolvida. Se a gente já fica em dúvida na hora de ir à festinha do filho do vizinho, imagina só pra casar!  

Pra não entrar num looping infinito de indecisões diante da infinidade de modelos que as revistas e sites especializados oferecem, a noiva precisa experimentar vestidos. Não adianta nada ver o modelo da atriz Fulana, da prima ou do red carpet x ou y, a noiva precisa saber como ficam os modelos no seu corpo, mesmo aqueles que possuem um formato que ela não usaria no dia-a-dia (tem que deixar a vida te surpreender, garota!). 

O vestido de noiva tem uma confecção diferente das roupas normais. Eles costumam ser estruturados com barbatanas, elásticos de sustentação, corpetes e outras engenharias que visam suportar seu peso e/ou formato, além de modelar o corpo e conferir caimento. Lojas de aluguel e ateliês estão sempre abertos para experimentações. Mas atenção! Não adianta sair para experimentar e fechar com o primeiro vestido (os vendedores são muito bons em convencer noivas de que é agora ou nunca!), tem que ver ao menos umas cinco opções de modelo com cabeça fria e uma meta pré-estabelecida.  Importante lembrar também que a maioria dos estabelecimentos só atende com hora marcada.  
A Dani casou descalça na praia, mas fazia questão de um modelo Casablanca (um ano correndo atrás do vestido, amigas!) que ela conseguiu comprar em uma loja do Rio. O vestido já tinha sido de outra noiva. Felicidade passando de mão em mão
O vestido da Maíra Amorim - que alguns mais conhecem como "Aquela Noiva do Cosme Velho" rsss - foi lindo de morrer e feito com todo apreço, detalhes e estilo pela estilista Fafi Vasconcelos
Qual a diferença na escolha do vestido com orçamento apertado ou com orçamento maior?
A principal diferença é o leque de possibilidades. Uma noiva com orçamento apertado terá um escopo mais limitado de escolhas. Para ela seria complicado, por exemplo, almejar um modelo exclusivo de alta costura sob o risco de, no final, ela ter um vestido, mas não ter o casamento.
A noiva on budget precisa estar aberta a alternativas que podem soar loucas, mas que efetivamente tem dado certo, como comprar um vestido online (em sites chineses, americanos ou no Etsy), pedir para uma amiga trazer do exterior ou mesmo viajar pra fora e trazer de lá. São todas opções que impedem a moça de experimentar previamente o vestido escolhido, mas ela pode guiar sua compra experimentando modelos semelhantes. Outra opção é procurar uma costureira. Elas são bem raras hoje em dia, mas existem e podem ajudar e muito na economia. Entretanto, a noiva que procura uma costureira precisa saber o que quer vestir. A costureira é uma executora de modelos; por mais que seu trabalho também envolva criação, a concepção do vestido não é seu forte.

Se a grana está mais amigável e sorridente, a melhor coisa é buscar um/uma estilista seja para fazer o vestido com ele/ela, seja para pedir uma consultoria sobre qual modelo é o ideal para o estilo e tipo de corpo da noiva (muitos estilistas oferecem a opção de comprar o croqui do vestido). Os estilistas fazem uma concepção personalizada, analisam não só a noiva, mas o tipo de casamento, o horário em que vai acontecer e adequam o traje à ocasião. Acompanham também cada pequeno detalhe da confecção debatendo dúvidas e possibilidades com a noiva.
 
A Deborah Porto foi aguerrida na hora de manter o budget do seu casório. O vestido ela comprou no Light in The Box e pagou (tá sentada?) R$ 400,00 contando com o imposto da alfândega!

Quais são os maiores mitos com os quais as noivas chegam sobre o vestido e você desmitifica?
O maior mito que as noivas carregam é acreditar que alugar vestido é muito mais barato do que comprar um. Bem, isso não é realmente um mito. Antes das lojas online dominarem tudo, as noivas só encontravam no aluguel a chance de ter o vestido dos seus sonhos a um preço acessível, mas isso tem mudado. A economia que hoje uma noiva faz comprando um vestido online ou comprando nos Estados Unidos pode ultrapassar 150% em relação a um primeiro aluguel. Essa economia aparece claramente na hora da compra do vestido e, se por acaso a aquisição não parecer tão interessante de imediato, ela vai descobrir que não é difícil vender seu vestido depois do casamento, fazer outra noiva feliz e receber de volta parte do valor investido.

Claro, a coisa muda de figura quando a noiva deseja vestir um modelo de grife. Neste caso, costuma sair mais barato alugar. Outro ponto importante é que o vestido comprado online ou feito sob medida demandam tempo de pesquisa, provas e outros acompanhamentos de detalhes. Se a noiva vive no corre corre ou tem tempo apertado para conseguir o vestido, aconselho o aluguel como saída mais prática para suas questões.


Meu vestido de nuvem!!! Quem fez foi a Wendy da Ieie Boutique, costureira baseada em Nova Jersey e que faz vestidos sob medida à distância. Minha mãe e o Rafael tiraram as medidas. Só amor e só alegria (essa foto foi no dia do Trash the Dress)
A Thaís Rosa casou com um modelo que misturava o clássico com o lúdico do balé. O modelo foi feito pela nossa querida e amada costureira Gorete. 


E se a senhora estiver perdida, girando girando prum lado, girando girando pro outro em busca do seu vestido, mas não sabe por onde começar, clica aqui pra conhecer a Consultoria de Escolha do Vestido VC&P. >> http://bit.ly/voucasarepanz_arte-estilo

2 comentários:

Daniela disse...

eu resolvi alugar... o q eu gastei no aluguel eu conseguiria comprar ou mandar fazer um vestido lindo e ainda ia sobrar denheiro, mas no meu caso, sou muito indecisa. Além disso, nem sempre oq é bonito na foto, é bonito pessoalmente ou cai bem em vc. Eu preferi o aluguel pela segurança. Quando bati o olho no meu vestido me apaixonei" E me surpreendi também, pq jamais compraria o modelo do meu vestido, na internet por exemplo....

bjs
http://weddinginsummer.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Experimentar modelos é fundamental, aconselho ir primeiro na loja mais bacana da cidade (pode ser só pra olhar ué!), assim dá pra experimentar os modelos, conhecer os tecidos e ver como é um bom caimento e acabamento.
Comprei meu vestido pronto na europa (onde moro). Foi o valor de um aluguel no Brasil de um vestido semelhante (mas segundo uma parenta meu vestido tinha melhor tecido e acabamento).
A dona da loja me disse que as vezes a modelagem nao combina com o formato do corpo, entao o ajuste nao consegue ser perfeito. Tem que prestar a atencao nisso ao comprar ou alugar, dá para se informar com a vendedora mais experiente ou pedir para falar com a costureira. Onde eu comprei foram 3 ajustes (2 meses na brincadeira), porque segundo a dona da loja, um ajuste feito em etapas fica melhor. Meu vestido demorou 6 semanas pra vir da fábrica (escolhi um do mostruário e ela encomendou um novinho no meu número), ou seja, leva tempo!
Se forem levar o mostruário olhem bem cada cada cm de tecido, bordado e costuras e se certifiquem que será entregue limpo (e passado!) e ajustado ou pecam um bom desconto, pois o gasto com lavanderia especializada e/ou costureira será inevitável.
Pra quem vai encomendar fora tem que colocar uma boa costureira para os ajustes no orcamento.
Para as últimas provas nao esquecam do sapato! Melhor ainda se levarem todos os acessórios e lingerie adequada.
Bjs,
Elisa

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...