segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Dicas folheadas a ouro: Como faz pra nomear os convites, hein??

imagem: http://www.jbcreatives.co.uk/

Um dos principais capítulos da série "Problemas insuspeitos que surgem na hora de organizar o casamento" é a nomeação do nome da galera no convite.

Não importa se você vai fazer tag, se vai escrever no envelope, se vai escrever na tag ou colocar tudo em braile.. quando chega o momento de colocar o nome dos cidadãos envolvidos, o risco da coisa empacar é grande. Então senta aí, pega aquele seu livro favorito da Glorinha Kalil e apoia o papel pra anotar as dica tudo!
Começando...
Antes de mais nada. O essencial, o marco zero: agrupe todas as pessoas da sua lista de convidados em grupos e defina quem são os "Nomes-etiqueta" de cada um. Se for colocar convite individual, aproveite esse momento para lançar a quantidade que vai em cada convite. (parêntese: ok, convite individual, que bagulho mais das antigas! mas, amigos, a realidade do mundo é que, se você não poe individual, o risco de neguinho levar cachorro e papagaio é grande. Não precisa pôr segurança na porta cobrando cartãozinho, mas acho importante colocar uma sinalização de quantas pessoas estão efetivamente convidadas - principalmente se você a) não pode ultrapassar quantidade de gente; b) for evangélico, c) for swingueiro e c) tem convidados de Minas

Confira a grafia dos nomes. Sério, gente. Tá.. pára de preguiça e vai lá conferir se é Rafael ou Raphael, se é Shirlaine e Shyrleine. Se você não sabe mesmo o nome, vale ligar, vale roubar a carteira de identidade, vale tudo! Se o problema for a grafia do nome do acompanhante, então não tem jeito, cê vai ter de perguntar. Pergunta na boa, cara, sem medo, vai lá! Outra opção é você lançar mão daquele truque da numeróloga e dizer pra sua amiga que vai fazer um macete legal pra descobrir se eles são almas gêmeas. Funciona muito!

Agora sim podemos partir pra brincadeira ;)

DICAS PARA NOMEAR AS TAGS DOS CONVITES
Idosos - e outros coroas da pesada - sem acompanhante
Formal
À Sra. Candoca

Informal
À querida Sra. Candoca / Dona Candoca

Íntimo
Vovó Candoca / Vó Candoca

Casal de idosos ou famílias chefiadas por idosos

Formal
Sr. e Sra. Mendonça

Informal
Aos queridos Jorge e Candoca Mendonça

Íntimo
Vô Jorge e Vó Candoca

Amigos e familiares sem acompanhante (caso a pessoa tenha um namorado/a ou peguete de quem os noivos não sejam íntimos, deve-se omitir essa pessoa do convite e colocar dentro convites individuais para os dois)
Formal
Sr. Pedro

Informal
Pedro

Íntimo (nessa opção, sinta-se livre pra colocar no convite o apelido pelo qual a pessoa é mais conhecida)
Ao querido amigo Pedro / Pedrão / Bozolino

Amigos e familiares onde só o casal vai ser convidado (a mesma regra se aplica para casais gays hein || se eles têm filhos pequenos, não precisa pôr o "& família" não porque já tá subentendida a presença do Erezinho)
Formal
Sr. Pedro e Sra. Amélia

Informal
Pedro e Amélia

Íntimo
Aos queridos Pedro e Amélia

Amigos e familiares com suas famílias (aquela regra de colocar o convite em nome do "homem da família" já caiu, tá? Queimamos sutiãs, coisa e tal. Comece sempre pelo nome da pessoa com quem você ou vocês têm maior proximidade seguido da indicação de a quem o convite é extensivo - geralmente à família)
Formal
Sr. Pedro e família

Informal
Pedro e família

Íntimo

Para o querido Pedrão e família
Pedrão e família

Povo do trabalho (acompanhado da quantidade de convite individuais necessários | dica master: se o fato de não chamar todo mundo causar climão na sua empresa ou setor, entregue o convite a alguém discreto e explique que não vai chamar geral e peça pra que entregue/comunique aos escolhidos sem alarde. Outra opção é chamar os eleitos prum almoço e lá chamá-los || Caso você deseje chamar todo mundo, pregue o convite uma parede e seja deus quiser) 
Vale tudo
Pessoal da Nome da Empresa
Galera da Nome da Empresa
Queridos amigos da Nome da Empresa


Lembrem-se: o bom é começar a fazer o convite uns 4 meses antes do casório. Não que você precise sai correndo pra imprimir nesse prazo, mas é bom que ao menos a ideia do que fazer tenha sido definida aí. Não é cagação de regra não, amigos, tudo é questão de pensar na logística, no tempo de feitura e nas centenas de coisas que podem dar errado e te obrigar a refazer os lances.

Boa sorte!!

2 comentários:

Gabriela Machado disse...

Ameeei essa dica!

http://decorandomeucasamento.blogspot.com.br/

Karoline Morales disse...

Ameiiii a dicaaa!

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