terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Não há como ser fácil casar: coisas que eu queria que tivessem me dito uma semana antes do meu casamento


Casar: não há uma maneira fácil de fazer
É tanto sofrimento envolvido na coisa do casar: noivas que adoecem, casais que brigam absurdamente durante o processo, dúvidas, desesperos, contas, pesadelos. Se é uma coisa boa, porque se sofre tanto?
E não é uma questão de grana. Claro, quem tá na merda financeira sofre mais porque tem que encaixar o sonho e as expectativas no que teu contracheque tá te apresentando e, claro, quem é filho do Eike simplesmente entrega tudo na mão de alguém e fala taí ó, queremos chegar e casar, manda a conta depois. Mas pra qualquer um que se proponha a um casamento que não seja andróide, um casamento Blade Runner, a coisa vai ser passar pelo fogo e nós, efetivamente, colecionaremos muitas feridas no processo.

Mas, cara, a verdade é que não existe rito de passagem sem dor. Eu não sei quem inventou essas regras, deve ter sido Deus, porque até pra nascer - tava assistindo a um documentário da Discovery esses dias - até pra nascer a nossa cabeça precisa ser traumaticamente espremida até dar jeito dessa melancia passar pelo buraco em que só passaria uma uva. O coveiro jogando cimento e 3 pedras absurdamente pesadas sobre o caixão, decreto do fim. Cerimônias de iniciação, da passagem da menina para a mulher. Obra da casa.

Casamentos, mesmo os casamentos de ir morar juntos, envolvem três coisas gigantes e tensas: amor, família e dinheiro. Juntos, esses elementos farão da sua vida um coquetel Molotov. Ok, agora a coisa pareceu deprimente...

Mas, sério, quem é que quer alguma coisa fácil? Qual é a graça? Se escolhemos viver a vida e viver nossas escolhas, o jeito é nos entregarmos. Temos todos de viver nossos épicos íntimos.

O que queria só dizer, especialmente para noivas que estão com a data do pleito se aproximando e que talvez estejam assombradas por dúvidas do tipo POR QUE MEU DEUS EU ME METI NESSA MERDA? ou que estão adoecendo como rolou comigo, com a Sammia do Casando Sem Grana e com todas nós que dobramos o Cabo das Tormentas Nubentes. Era o que eu queria que tivessem me dito uma semana antes do meu casamento...
  • Fique firme e respeite as dificuldades desse momento. Respeite seu corpo e aceite que ele vai te sacanear e te deixar mal pra cacete, rouca, trêmula, nervosa.
  • Respeite as expectativas e obsessões que estão martelando na cabeça porque não há o que ser feito, não podemos lutar contra essas expectativas irracionais.
  • Todos esperam de você, esperam da mulher, da noiva. A sua família vai encher o saco, a dele vai encher o saco. Eles também não conseguem lutar contra isso porque também esperam muitas coisas, porque a mudança da sua vida também lhes diz respeito. Não to dizendo que isso é bonito ou é o certo, mas a mão que balança o berço é a mão que embala o mundo e agora estamos com esse abacaxi de poderes e responsabilidades. É importante que seu comparsa entenda minimamente esta questão para poder colaborar, participar e te proteger nos momentos de ataque zumbi. É o único jeito de equilibrar as coisas.
  • Não tente racionalizar demais. Tá afim de chorar? Então chora! Tá se achando no fundo do poço? Então vai até lá, mas não fica cavando, vai só até o fim. Take your time, take a breath e aí cê volta
  • Aceite que a perfeição programada não existe, é uma quimera, é Platão. Só o que é imperfeito pode ser de verdade, pulsante e vibrante. Nada melhor do que os momentos perfeitos que aparecem sem nenhum aviso. Sabem, aquelas horas em que a gente para e cacete, quero guardar isso pra sempre! Esses momentos são presentes impossíveis de serem planejados, é transcendência (é Platão, brasiu!)
  • Procure o silêncio. São muitas opiniões de todos os lados, muitas fotos, brigas, muitos telefonemas e emails. Busque um refúgio! Pode ser no quarto, pode ser no banheiro, no Ibirapuera. Qualquer lugar onde você possa estar só e ouvir o nada ao redor
  • Vitamina C, 1g por dia.

Amor

Prill

imagem: loja eighteen9, no etsy

10 comentários:

Maffalda disse...

Bom lembrar desde o princípio que é toda uma indústria tentando te vender coisas, algumas inúteis e todas com uma margem de lucro ridícula de absurda em cima. E gente nervosa, ansiosa, insegura e cheia de expectativa na cachola compra mais, muito mais! Então não confie nos fornecedores para te deixarem mais calma, ok?

Opção? Ser magra! disse...

Eu ri MTO! Exatamente td q eu passo e penso! =)
Faltam 198 dias! uuhuuul

bjo
noivaforadepadrao.blogspot.com

A noiva baixa renda disse...

Esse é de fato o pensamento que não me sai da cabeça todo o tempo.. principalmente quando os cheques começam a cair na conta "POR QUE MEU DEUS EU ME METI NESSA MERDA?" Mas já que tô dentro, ou me afundo de vez ou faço bonito!

Beijos
Vandressa.

lika.luciana disse...

é isso aí...
um turbilhão que a gente escolhe passar!
bjos

Erika. C. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Erika. C. disse...

Obrigada pelo post! Foi reconfortante!
Falta pouco mais de 4 meses e estou na M, na M beeem grande... até sumi um pouco do meu blog.
Mas passa e tenho certeza de um final feliz, como o seu.

Beijos e os vidrinhos ficam de presente prá vc =)

http://anoivamaisfelizdomundo.blogspot.com

Arajany disse...

Te amo, cara... só isso que tenho a dizer! ^^

Prill disse...

são muitas lindas comentando ao mesmo tempo!! cês são uns absurdos!!!!
OBRIGADA

Maffalda - uma honra seu comentário aqui, minha querida amiga!

Erika - Nããããoo!!! Fica com eles! Comprei+ganhei um montão de outros vidrinhos pro casamento, eles estão aqui, coitados, encalhados na sala. Se você não quiser mesmo, posso doar pra alguma menina que esteja precisando? :*

Anônimo disse...

DIcas brilhantes!!! Toda noiva deveria imprimir e ler nos dias antes do casamento.
Beijos, Carol

Lú Lessa disse...

Ahahaha, VERDADE PURA!!!
Já casei tb e adorei o post, perfeito!
Eu tomei dois dias o calmapax, calmante a base de maracujina, como não sou acostumada com nada disso, fiquei bem mais calma, mas depois a pressão foi tanta que nem lembrava de tomar isso.
Tô seguindo JÁ!!!
Bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...